Inclusão de Terapias Alternativas no SUS: Uma grande polêmica para saúde Brasileira
Embora não sejam validadas pela ciência moderna, as terapias alternativas estão sendo amplamente utilizadas no Brasil e agora estão disponíveis no SUS, por meio da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), criada em 2006.
Práticas como: Acupuntura, homeopatia e musicoterapia, vem sendo usada pelos municípios como medidas complementares para serviços dos médicos convencionais.
O principal argumento de quem defende essa prática, é a que os processos de cura e prevenção decorrem de fatores socioculturais.
Mas ela é carregada de polêmicas e há quem refute todos esse projeto.
O motivo é que a maioria das 29 terapias listadas na lei não tem evidências científicas.
A pergunta que paira é: faz sentido tratamentos sem consenso científico serem financiados pelo Estado?

Pensamento positivo: Um hábito
Sempre olhar o copo meio cheio pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando tudo parece dar errado.
Mas o pensamento positivo deve ser encarado como um hábito saudável como qualquer outro: comer bem, fazer exercícios regularmente… cuidar da nossa saúde mental também é extremamente importante.
De pouco em pouco vamos praticando no nosso dia a dia e criando um hábito para toda nossa vida!
Então confira, 5 benefícios do pensamento positivo na saúde! Claro que existem mais, no entanto vamos iniciar por esses:

1 – Aumenta a chance de acidentes
Com apenas uma hora a menos de sono já é possível sentir efeitos do cansaço no dia seguinte e dificuldades de concentração: erros pequenos no trabalho, esquecimento de palavras ou tarefas, desconcentração no trânsito…”

2 – Detona o Sistema Imunológico
O sistema de defesa do nosso corpo está intimamente ligado ao ciclo do sono e, mesmo tendo ele ruim por uma noite, já é possível sentir as consequências.
Alguns trabalhos mostram, por exemplo, que quem está privado de sono produz menos anticorpos ao tomar uma vacina do que quem dormiu bem.

3 – Aumenta os problemas de memória
Há algum tempo os médicos já sabem que é durante a noite que nós fixamos a memória: as lembranças do dia se fixam nesse momento. Por isso mesmo, com uma noite mal-dormida, já é possível sentir diferenças.

4 – Descontrola o Apetite
Normalmente, os efeitos maiores da obesidade são percebidos após longos períodos de dormir, mas mesmo após uma noite com menos horas de sono já é possível perceber algumas alterações no apetite, como uma maior vontade de consumir açúcar.

5 – Prejudica a Aparência
Alguns estudos têm mostrado que pessoas que dormem menos são consideradas menos atraentes. E a culpa não é somente das olheiras… Há também o fator hormonal.
“Pouco sono ou sono de má-qualidade esta relacionado a uma redução na produção do hormônio de crescimento GH, que é fundamental para a renovação celular, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e o acúmulo de tecido adiposo”, considera a especialista em sono Angela.
Além disso, a liberação de cortisol, devido à redução de tempo dormindo, ocasiona uma deterioração mais rápida do colágeno. Portanto, a história do sono de beleza realmente está valendo.

Na Open Line, oferecemos os melhores planos de saúde em um só lugar, com opções personalizadas que atendem às suas necessidades e proporcionam tranquilidade para o presente e o futuro.
Conte conosco para cuidar da sua saúde e bem-estar em todas as jornadas!